A sexta edição da Sessão Canteiro será dia 14/09, e mostra 9 vídeos da artista Lenora de Barros. A sessão abre com Homenagem a George Segal (1985), um trabalho que primeiro nasceu como foto-performance, para depois tornar-se a primeira vídeo-performance da artista.
Neste trabalho, a artista se inspira nas obras do escultor norte-americano para realizar a ação de escovar os dentes de forma vigorosa e obsessiva, até a espuma formada crescer e ocupar toda sua face.
Em seguida, a artista apresenta quatro trabalhos: Há Mulheres (2005) , Tato do Olho (2005), CALABOCA (2006) e No país da língua grande, dai carne a quem quer carne (2006). Neles a artista faz um jogo entre a poesia e o uso performático de sua face para questionar e brincar com os limites entre o corpóreo e a linguagem, possivelmente também explorando questões identitárias, tanto ligadas à condição de ser mulher e, no caso da obra No país da língua grande, dai carne a quem quer carne , também ao fato de ser brasileira.
Depois, a artista compartilha Estudo para Facadas (2015), Volume Morto (2015) e Alvos (2017), nos quais ela segue questionando a relação entre corpo e linguagem, e no caso de Estudo para Facadas e Alvos, também como a forma como nos relacionamos com as imagens e com a violência.
Por último, a artista exibe seu vídeo mais recente: A Cara. A Língua. O Ventre, de 2022, no qual ela usa argila para levar a discussão sobre as relações entre corpo e linguagem para uma dimensão ao mesmo tempo sensual e metafísica: onde nascem e se ancoram as imagens?
Após a exibição dos trabalhos, a artista irá falar sobre sua produção sob mediação de Márcia Beatriz Barros.
Data: 14.09.23
Horário
19 h - abertura das portas
20 h - performance (pontualmente)
Buscando preservar o caráter da apresentação, as portas serão fechadas às 20 h, não sendo permitida a entrada após este horário.
Evento gratuito
Horário
19 h - abertura das portas
20 h - performance (pontualmente)
Buscando preservar o caráter da apresentação, as portas serão fechadas às 20 h, não sendo permitida a entrada após este horário.
Evento gratuito
![](https://cdn.myportfolio.com/d70f6382-4a9f-4c8b-808d-72bca928c193/e4199f7d-b0e1-4d93-bb0c-1808352064b3_rw_1200.jpg?h=ec61376b35816ff111c36d1a0c0c9813)
![](https://cdn.myportfolio.com/d70f6382-4a9f-4c8b-808d-72bca928c193/b58b58a5-6a32-482a-9a95-57bc05da858f_rw_1200.png?h=34bd84e2bb6cf656fc71d78040dab60c)
![](https://cdn.myportfolio.com/d70f6382-4a9f-4c8b-808d-72bca928c193/bb62ff5e-42db-43c3-9140-ea05ce5bb6c9_rw_1200.jpg?h=5a0018b064fa021367caf308ccfc2775)
Nascida em 1953, formou-se em linguística pela Universidade de São Paulo. Realizou exposições individuais em importantes espaços na capital paulista, como Paço das Artes – Oficina Cultural Oswald de Andrade (2016); Pivô (2014); e Galeria Millan (2001, 2008, 2009, 2011, 2015); e no Rio de Janeiro, como Oi Futuro (2010) e Paço Imperial (2006).
Entre as coletivas de que participou, destacam-se: Radical Women: Latin American Art, 1960-1985, Hammer Museum, Los Angeles, EUA (2017), e Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, SP (2018); 17a, 24a e 30a Bienal de São Paulo, SP (1983, 1998 e 2013); 4a Thessaloniki Biennial of Contemporary Art, Tessalônica, Grécia, e 17ª Bienal de Cerveira, Portugal (2013); 11th Biennial of Lyon, Lyon, França (2011), e For You, The Daros Latinamerica, Zurique, Suíça (2009); MAM(na)OCA, Museu de Arte Moderna de São Paulo, SP, e Desidentidad, Institut Valencià d’Art Moderne – Ivam, Valência, Espanha (2006); 5ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, RS (2005/2009); Visual Poetry, Mexic-Art Museum, Austin, EUA, e Diverse Works Foundation, Houston, EUA (2002); e Arte e Esporte na Sociedade Contemporânea, Palazzo Arengario, Milão, Itália (2001).
____________________________________
A Sessão Canteiro é um programa periódico de exibição de Videoarte e Vídeo-performance.
As projeções acontecem no estúdio com tratamento acústico do Canteiro, o que oferece uma condição especial de apreciação dos vídeos, permitindo uma verdadeira imersão nos ‘tempos’ específicos de cada trabalho; o efêmero de uma performance documentada, a eternidade morosa de uma obra que desafia a resistência do público, ou até a brevidade de um vídeo relâmpago.
Desta forma o Canteiro reafirma sua vocação como espaço autônomo dedicado a sediar, discutir e circular trabalhos nestas mídias.
A programação é feita pelos artistas Guta Galli, Marcelo Amorim e Ivan Padovani ou por curadores e artistas convidados.
![](https://cdn.myportfolio.com/d70f6382-4a9f-4c8b-808d-72bca928c193/5daebf2c-c8d5-414d-8ba4-f8c40615121e_rw_1200.jpg?h=1e7d3e8d33be937667823665b61c117f)
![](https://cdn.myportfolio.com/d70f6382-4a9f-4c8b-808d-72bca928c193/1a461127-e4ab-418d-9c27-81ff401a5587_rw_1200.jpg?h=5c082e788d923f3b3f33799dcfdbed1d)
![](https://cdn.myportfolio.com/d70f6382-4a9f-4c8b-808d-72bca928c193/1f69dd85-c16c-4dc0-b762-657298ccf7f2_rw_1200.jpg?h=d5015d5de26523a11368b5eeed525147)
![](https://cdn.myportfolio.com/d70f6382-4a9f-4c8b-808d-72bca928c193/2e4353f6-f31f-4ba9-9df3-8934da2431fc_rw_1200.jpg?h=ccf4d39c02452e89e297f994955452f9)
![](https://cdn.myportfolio.com/d70f6382-4a9f-4c8b-808d-72bca928c193/4676d198-15ae-4e70-b21b-26d2e6a96fd8_rw_1200.jpg?h=cb673b82b13f2bbb1ed9c03f3e337236)
![](https://cdn.myportfolio.com/d70f6382-4a9f-4c8b-808d-72bca928c193/65b5c814-650c-479e-aeb4-1c024a293a3c_rw_1200.jpg?h=f0b1f7d2145f016d2d28a45f21c45f0c)
![](https://cdn.myportfolio.com/d70f6382-4a9f-4c8b-808d-72bca928c193/d7063366-2c79-452a-8dc2-88e5ca44ca83_rw_1200.jpg?h=321a180f3eea7c2b43c69928fd0c6355)
![](https://cdn.myportfolio.com/d70f6382-4a9f-4c8b-808d-72bca928c193/1f7a001f-186b-4a90-bba4-42c92094f7f4_rw_1200.jpg?h=91290bbd015cdff286d66779380fe164)