A sexta edição da Sessão Canteiro será dia 14/09, e mostra  9 vídeos da artista Lenora de Barros. A sessão abre com Homenagem a George Segal (1985), um trabalho que primeiro nasceu como foto-performance, para depois tornar-se a primeira vídeo-performance da artista. 
Neste trabalho, a artista se inspira nas obras do escultor norte-americano para realizar a ação de escovar os dentes de forma vigorosa e obsessiva, até a espuma formada crescer e ocupar toda sua face. 
Em seguida, a artista apresenta quatro trabalhos: Há Mulheres (2005) , Tato do Olho (2005), CALABOCA (2006)  e No país da língua grande, dai carne a quem quer carne (2006). Neles a artista faz um jogo entre a poesia e  o uso performático de sua face para questionar e brincar com os limites entre o corpóreo e a linguagem, possivelmente também  explorando questões identitárias, tanto ligadas à condição de ser mulher e, no caso da obra No país da língua grande, dai carne a quem quer carne ,  também ao fato de ser brasileira.
Depois, a artista compartilha  Estudo para Facadas (2015), Volume Morto (2015) e Alvos (2017),  nos quais ela segue questionando a relação entre corpo e linguagem, e no caso de Estudo para Facadas e Alvos, também como a forma como nos relacionamos com as  imagens e com a violência.  
Por último, a artista exibe seu vídeo mais recente:  A Cara. A Língua. O Ventre, de 2022, no qual ela usa argila para levar a discussão sobre as relações entre corpo e linguagem para uma dimensão ao mesmo tempo sensual e metafísica: onde nascem e se ancoram as imagens? 
Após a exibição dos trabalhos, a artista irá falar sobre sua produção sob mediação de Márcia Beatriz Barros.
Data: 14.09.23
Horário
19 h - abertura das portas
20 h - performance (pontualmente)
Buscando preservar o caráter da apresentação, as portas serão fechadas às 20 h, não sendo permitida a entrada após este horário.
Evento gratuito
Nascida em 1953, formou-se em linguística pela Universidade de São Paulo. Realizou exposições individuais em importantes espaços na capital paulista, como Paço das Artes – Oficina Cultural Oswald de Andrade (2016); Pivô (2014); e Galeria Millan (2001, 2008, 2009, 2011, 2015); e no Rio de Janeiro, como Oi Futuro (2010) e Paço Imperial (2006).
Entre as coletivas de que participou, destacam-se: Radical Women: Latin American Art, 1960-1985, Hammer Museum, Los Angeles, EUA (2017), e Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, SP (2018); 17a, 24a e 30a Bienal de São Paulo, SP (1983, 1998 e 2013); 4a Thessaloniki Biennial of Contemporary Art, Tessalônica, Grécia, e 17ª Bienal de Cerveira, Portugal (2013); 11th Biennial of Lyon, Lyon, França (2011), e For You, The Daros Latinamerica, Zurique, Suíça (2009); MAM(na)OCA, Museu de Arte Moderna de São Paulo, SP, e Desidentidad, Institut Valencià d’Art Moderne – Ivam, Valência, Espanha (2006); 5ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, RS (2005/2009); Visual Poetry, Mexic-Art Museum, Austin, EUA, e Diverse Works Foundation, Houston, EUA (2002); e Arte e Esporte na Sociedade Contemporânea, Palazzo Arengario, Milão, Itália (2001).
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A Sessão Canteiro é um programa periódico de exibição de Videoarte e Vídeo-performance.
As projeções acontecem no estúdio com tratamento acústico do Canteiro, o que oferece uma condição especial de apreciação dos vídeos, permitindo uma verdadeira imersão nos ‘tempos’ específicos de cada trabalho; o efêmero de uma performance documentada, a eternidade morosa de uma obra que desafia a resistência do público, ou até a brevidade de um vídeo relâmpago.
Desta forma o Canteiro reafirma sua vocação como espaço autônomo dedicado a sediar, discutir e circular trabalhos nestas mídias.
A programação é feita pelos artistas Guta Galli, Marcelo Amorim e Ivan Padovani ou por curadores e artistas convidados.
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