Sessão Canteiro #01
Curtas de Marcelo Amorim inauguram programação de videoarte no Canteiro
Dando início à programação de exibições de videoarte do Canteiro, a sessão "Quero te mostrar uma coisa" traz um conjunto de quatro vídeos recentes realizados pelo artista Marcelo Amorim. A obra aborda, através da sobreposição de voz e found footage, uma temática recorrente no trabalho pictórico e audiovisual do autor: a normatização da vida cotidiana. No caso dos vídeos em exibição, essa temática é sondada a partir de uma montagem que une excertos dos antigos cinejornais e dos filmes caseiros, popularizados nos anos 1960 pela disseminação das câmeras Super 8. A narração se dá a partir de textos retirados de livros de autores como Will Self e Bret Easton Ellis e se dividem entre o próprio artista e a atriz Iara Jamra.
____________________________________
A Sessão Canteiro é um programa periódico de exibição de Videoarte e Vídeo-performance.
As projeções acontecem no estúdio com tratamento acústico do Canteiro, o que oferece uma condição especial de apreciação dos vídeos, permitindo uma verdadeira imersão nos ‘tempos’ específicos de cada trabalho; o efêmero de uma performance documentada, a eternidade morosa de uma obra que desafia a resistência do público, ou até a brevidade de um vídeo relâmpago.
Desta forma o Canteiro reafirma sua vocação como espaço autônomo dedicado a sediar, discutir e circular trabalhos nestas mídias.
A programação é feita pelos artistas Guta Galli, Marcelo Amorim e Ivan Padovani ou por curadores e artistas convidados.