A exposição Known by Heart, individual de Ricardo Alves apresenta, a partir de 8 de junho, no Canteiro, uma seleção de pinturas produzidas pelo artista nos últimos dois anos. Sua trajetória poética perpassa, desde a primeira mostra solo, em 2016, experimentações da luminosidade em distintas circunstâncias, da macroescala presente nos fogos de artifício e explosões aos pequenos brilhos e pisca-piscas. No intermédio desses pontos, passamos por suas conhecidas vistas de janelas, que nos colocam diante de paisagens e cenas internas mediadas pelo encontro das luzes naturais e artificiais. Nesse amplo caminho, as declinações temáticas de sua pintura se unem através de uma preocupação compartilhada: a modulação da luminosidade. Mas se o aspecto técnico do trabalho pictórico sobre a luz já era reconhecido nas obras de Ricardo Alves, isso surge agora iluminado por outro ângulo: como mediador para a instauração de uma dimensão cênica e sentimental na pintura. 
O conjunto reunido na mostra explicita esse desdobramento na proposta do artista ao trabalhar a luz promovendo um efeito que nos insere na dramaticidade acionada pelo quadro. Tal direcionamento é, sem sombra de dúvidas, uma forma de subverter o privilégio da pura visualidade — comum à história da pintura —, e trazer à tona a ativa presença sensível do espectador como integrante da imagem pictórica. O título Known by Heart ou, em tradução literal, “conhecido através do coração”, algo que se “sabe de cór”, sublinha tal subversão ao típico encontro retiniano com a pintura. Trazer à luz o coração como mediador faz da imagem uma cena que escapa ao chassi e nos situa dentro do enquadre. Como resultado do processo, a sensação posta em jogo nos convoca, no limite, a “viver um acontecimento em imagem”, como queria o filósofo francês Maurice Blanchot.
A mostra conta com curadoria de Lucas Alberto e conversa entre o artista, Gisela Gueiros e André Feliciano 
Abertura: 08 de junho das 11 às 21 h
Visitação: 08/06 - 22/06 - Quarta à sábado de 10-17h 
Visitas por agendamento com Gisela Gueiros (+1 (917) 428-0400), Lucas Alberto (21 98018-9330) ou Ricardo Alves (11 98459-9810).
Organização Gisela Projects
Bate-papo: 15/06 às 11 h
Ricardo Alves nasceu em Rio Claro/SP, 1988. Vive e trabalha em São Paulo/SP.
Seus trabalhos mais recentes tem sido marcados por um sentimentalismo que se manifesta ao trazer para a pintura os momentos decantados pela memória pessoal, reforçando um tom de cerimônia e afeto. Isso é construído com uma superfície pictórica de aspecto denso e tátil, de fortes contrastes e com a participação de faíscas, luzes e cores reluzentes. Destaca-se ainda a importância da repetição de uma variedade de figuras emblemáticas, que se incorporam paulatinamente ao universo do artista.
Graduado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) participou de mostras coletivas em cidades como São Paulo/SP, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belém/PA, Nova York/USA, Londrina/PR, Tsukuba/Japão, entre outras. Foi premiado nos salões de arte de Ribeirão Preto, Santo André e Guarulhos através dos quais teve obras incorporadas aos acervos públicos desses locais. Realizou as primeiras mostras individuais em 2016, na Galeria Sancovsky em São Paulo capital e no Museu de Arte de Ribeirão Preto/SP. Foi indicado em 2021 ao Prêmio Pipa, um dos principais prêmios brasileiros de arte contemporânea. Em 2023, participou da exposição coletiva “Bufê Dinamite”, no Caroço Projetos; e em 2024, realizou em dupla com André Bontorim a exposição “Problemas com nomes”, no Massapê Projetos, ambas em São Paulo/SP.
Back to Top