Artista: Renato Pera
Título: "Carne e Osso"
Ano: 2019
Técnica: tijolo cerâmico
Edição: aberta
Dimensões: 5 x 22 x 10 cm (cada)
Título: "Carne e Osso"
Ano: 2019
Técnica: tijolo cerâmico
Edição: aberta
Dimensões: 5 x 22 x 10 cm (cada)
Valor: R$ 3.000,00
Há uma expressão popular que diz que o que é de “carne e osso” é real, existe. Carne e Osso derivam de um conjunto de trabalhos que elege o tijolo cerâmico como meio, feito em olaria, por processo artesanal. Ao mesmo tempo que busca se vincular à memória da arquitetura e do urbanismo em São Paulo, produz um contraste entre a materialidade densa, maciça, do objeto e o efeito alusivo, virtual, das palavras estampadas. Carne e Osso ainda associam a edificação a elementos anatômicos.
Renato Pera (São Paulo, BR, 1984) é artista, pesquisador e professor universitário com formação em Artes Visuais (Doutor, Mestre e Bacharel) pela Universidade de São Paulo. Foi bolsista do CNPq (2023), Capes (2019-2021), Technological University Dublin (2018) e da FAPESP (2015-2016). Foi premiado pelo 42o Salão de Arte de Ribeirão Preto (2017), 24o Visualidade Nascente (2016), e indicado ao Prêmio PIPA (2017 e 2014). Participou das residências artísticas Museu Sem Paredes (online, 2021), Red Bull House of Art (2011) e Programa de Residencias Artísticas Para Creadores de Iberoamérica y Haití en México (México, 2010). Alguns de seus projetos para espaços públicos incluem Rumor (Museu da Cidade, São Paulo, 2022), Outdoor (Museu de Arte de Ribeirão Preto, 2018), Vão e Vazão (São Paulo, 2017), FIG.3 (CAL-UNB, Brasília, 2017) e Projeto Vitrines (MASP/ Metrô de São Paulo, 2011), entre outros. Tem participado de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, com destaque para Ópera Citoplasmática (Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, 2022), Tragédia! (Galeria Fortes D'Aloia & Gabriel, SP, 2022), Sangue (Auroras, SP, 2020), Metáforas Construidas (Bogotá, 2015), Ural Biennial (Rússia, 2012), e La Otra (Bogotá, 2011). Desde 2022 é Professor Adjunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ART-UERJ).
Foto: Filipe Barrocas