O MOLA é um grupo de estudos baseado em dinâmicas crítico-teóricas, de análise e acompanhamento da produção artística, além de provocações produtivas. Desde 2014, a proposta envolve a leitura de portfólios, encontros expositivos, debates de ideias, exercícios práticos, compartilhamento de referências e a presença de convidados. Ao longo do tempo, sempre reunindo grupos heterogêneos, o grupo consolidouse como um espaço de escuta, troca e invenção, onde as fronteiras entre teoria e prática são continuamente tensionadas.
O MOLA articula campos que se entrelaçam de forma crítica e criativa:
• Arte contemporânea e práticas expandidas
• Estudos em arte, ciência e tecnologia
• Teoria da mídia e genealogia dos dispositivos técnicos
• Filosofia da técnica e epistemologias não-hegemônicas
• Relações entre corpo, máquina e ambiente
• Sistemas complexos, emergência e entropia
• Ficção especulativa e fabulação crítica
• Abordagens decoloniais e reflexões sobre tecnossolucionismo
Esses eixos não se apresentam como disciplinas formais, mas como territórios porosos, permitindo ao grupo operar nas fricções entre pensamento e prática. Uma etapa importante do programa será uma Mostra com uma semana dedicada ao compartilhamento das produções desenvolvidas pelos participantes, sob acompanhamento dos orientadores.
Como participar
A seleção será realizada pelos orientadores a partir desta chamada aberta. Interessades devem se inscrever através do formulário abaixo apresentando breve carta de motivação e portfólio.
Formato híbrido
Início: 10 de março
Término: 09 de junho
Horário: 19h30 às 22h30
Carga horária total: 39 h
À quem se destina: Pessoas de diferentes idades, estudantes e pesquisadores das áreas de cinema, artes visuais, ciências aplicadas, física, química, geologia, arqueologia, sociologia, curadores, educadores, cientistas e interessados em cruzamentos entre ciência, tecnologia e arte, em diferentes fases de formação.
Valor: R$ 520,00 por mês
Formato híbrido
Início: 10 de março
Término: 09 de junho
Horário: 19h30 às 22h30
Carga horária total: 39 h
À quem se destina: Pessoas de diferentes idades, estudantes e pesquisadores das áreas de cinema, artes visuais, ciências aplicadas, física, química, geologia, arqueologia, sociologia, curadores, educadores, cientistas e interessados em cruzamentos entre ciência, tecnologia e arte, em diferentes fases de formação.
Valor: R$ 520,00 por mês
Programa de Bolsas: 2 bolsas de 80% de desconto para pessoas não brancas, LGBTQIAPN+ ou PCD
Inscrição até dia 27/02
Fernando Velázquez é graduado em Multimídia, mestre em "Moda, Arte e Cultura" e pós-graduado em "Vídeo e Tecnologias On e Off-line" e em "Gestão Cultural Contemporânea". Recebeu, entre outros, o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia (Brasil), os Fundos de Cultura (Uruguai) e o Prêmio Vida Artificial (Espanha). Entre as exposições das quais participou estão "Mundo em redes" (Centre Pompidou, França), "The Matter of Photography in the Americas" (Cantor Arts Center, Stanford University, EUA), Emoção Art.ficial (Itaú Cultural, Brasil), Bienal do Mercosul (Brasil), Mapping Festival (Suíça), WRO Biennale (Polônia) e Pocket Film Festival (Centre Pompidou, França). Minstrou palestras, oficinas e conferências em instituições como a Stony Brook University (NY, EUA), Queen's University (Kingston, Canadá), e Flórida University (Gainesville, EUA). De 2015 a 2018, atuou como curador e diretor artístico do Red Bull Station em São Paulo.
Lucas é artista e pesquisador em mídias digitais. Trabalha em meios como vídeo, filme, instalação, obras site-specific, performances audiovisuais e projetos interativos. Seus trabalhos já foram mostrados em mais de 45 países. Foi curador do Sónar SP (2004), Life Goes Mobile (2004-2005), ON_OFF (Itaú Cultural 2012-2017), do projeto Multitude (2014) e do Visualismo, Arte, Tecnologia, Cidade (2015). Foi um dos criadores do Arte.mov festival de arte em mídias móveis, do Labmovel, Prenúncios + Catástrofes e do AVXLab. Foi artista residente no Caiia- Star Centre/i-Dat e concluiu seu MPhil na Universidade de Plymouth, Inglaterra. É doutor em Ciências pela FAUUSP, e professor no curso de Artes Visuais e na pósgraduação Arte Contemporânea e Audiovisual Expandido na FAAP, da qual é também coordenador. Seu último filme de longa-metragem, "Lavra", estreou nos cinemas em 2022. Sua exposição individual "Solastalgia" (2023), no MAC USP, recebeu mais de 120 mil visitantes em 2023.