Mariana Guardani é artista e arquiteta baseada em São Paulo. A artistaexperimenta traduzir visualmente processos mentais, utilizando o desenho como um método de pensamento. Parte de imagens produzidas em contextos de pesquisa científica (e da neurociência) como diagramas, exames, mapas e modelos visuais relacionados à atividade cerebral. Sua prática artística dialoga com referências da literatura, com destaque para a ficção científica.
Mariana analisa hipoteticamente os processos da mente, como se fosse possível materializar em imagens a complexidade da consciência e inconsciência humana.
Seu ateliê é estruturado como um laboratório fictício de análise científica, onde as imagens são geradas a partir de uma investigação contínua e diária. Os resultados se dão em diferentes linguagens: monotipia, gravura, pintura, desenho, instalação, som e vídeo.
Atualmente integra a exposição exposicao GAS - Galeria Anita Schwartz, no Rio de Janeiro, e exposição sobre Jung no MIS - São Paulo

Em 2017, realizou sua primeira exposição individual na Casa Museo Casares Quiroga, em La Coruña, Espanha. Desde então, tem participado de exposições coletivas e teve seu trabalho publicado em formatos impressos e virtuais. Em 2022, ela participou da residência Hermes Artes Visuais, em São Paulo. Foi premiada no FestFoto Porto Alegre em 2017 e foi membro do júri do Colóquio de Fotografia da Bahia em 2019.
https://www.instagram.com/marianaguardani/​​​​​​​
Back to Top