

Este trabalho integra uma série de monotipias, uma técnica frequentemente explorada em minha
pesquisa, realizadas com tinta gráfica sobre papel jornal. Foi desenvolvido durante a pandemia de
Covid-19, período em que, devido ao isolamento social, fiquei afastada de muitas das ferramentas do
meu ateliê. Nesse contexto, procedimentos que já faziam parte da minha prática, como improvisar,
reutilizar e desviar, foram intensificados. Um exemplo disso é a base utilizada nesta série: uma balança,
além das linhas orgânicas coletadas do ambiente e posteriormente reaproveitadas. A pesquisa, em uma
perspectiva mais ampla, vai além da produção das impressões ao explorar a capacidade dos elementos
ao nosso redor, extrapolando suas funções convencionais, e, propondo novos campos de relação. Em
busca de deixar portas abertas para refletir e para olhar, nos métodos, meios e imagens trabalhadas.
pesquisa, realizadas com tinta gráfica sobre papel jornal. Foi desenvolvido durante a pandemia de
Covid-19, período em que, devido ao isolamento social, fiquei afastada de muitas das ferramentas do
meu ateliê. Nesse contexto, procedimentos que já faziam parte da minha prática, como improvisar,
reutilizar e desviar, foram intensificados. Um exemplo disso é a base utilizada nesta série: uma balança,
além das linhas orgânicas coletadas do ambiente e posteriormente reaproveitadas. A pesquisa, em uma
perspectiva mais ampla, vai além da produção das impressões ao explorar a capacidade dos elementos
ao nosso redor, extrapolando suas funções convencionais, e, propondo novos campos de relação. Em
busca de deixar portas abertas para refletir e para olhar, nos métodos, meios e imagens trabalhadas.
Título: sem título
Ano: 2021
Técnica: monotipias
Dimensão: 30 x 30 cm
Valor: R$2000,00 a R$3000,00
Ano: 2021
Técnica: monotipias
Dimensão: 30 x 30 cm
Valor: R$2000,00 a R$3000,00
Maria Fernanda Lopes é pesquisadora e artista visual. Doutora e mestre pelo Programa de Comunicação
e Semiótica da PUC-SP, também cursou o mestrado no Programa de Estudos Independentes (PEI) do
Museu de Arte Contemporânea de Barcelona. Investiga práticas criativas na América Latina. Por uma
abordagem experimental, trabalha a ideia de desenho e explora materiais cotidianos, em múltiplas
linguagens, como pintura, instalação, vídeo, fotografia e monotipia. Ao trabalhar com elementos do
cotidiano em contextos inesperados, tensionando fronteiras ligas aos usos e funções convencionais,
provocando questionamentos e expandindo possibilidades relacionais entre espaço, objetos e
materiais. Já participou de diversas exposições individuais e coletivas, como a Bienal de Arquitetura de
Veneza, O Salão de Arte de Guarulhos, Salão Bunkyo, dentre outras. Ao longo dos anos vem participando
de seminários, palestras, publicações em periódicos científicos e livros.
e Semiótica da PUC-SP, também cursou o mestrado no Programa de Estudos Independentes (PEI) do
Museu de Arte Contemporânea de Barcelona. Investiga práticas criativas na América Latina. Por uma
abordagem experimental, trabalha a ideia de desenho e explora materiais cotidianos, em múltiplas
linguagens, como pintura, instalação, vídeo, fotografia e monotipia. Ao trabalhar com elementos do
cotidiano em contextos inesperados, tensionando fronteiras ligas aos usos e funções convencionais,
provocando questionamentos e expandindo possibilidades relacionais entre espaço, objetos e
materiais. Já participou de diversas exposições individuais e coletivas, como a Bienal de Arquitetura de
Veneza, O Salão de Arte de Guarulhos, Salão Bunkyo, dentre outras. Ao longo dos anos vem participando
de seminários, palestras, publicações em periódicos científicos e livros.
