Máquinas de Mundos: arquivo como estratégia de criação com André Sztutman
Máquinas de Mundos: Arquivo como estratégia de criação é um laboratório prático e teórico, direcionado para pessoas e coletivos de todas as áreas interessadas em desenvolver e pensar processos criativos através de arquivos. Arquivos são objetos testimoniais, condutores de afetos e tradutores de experiências. Cada um de nós guarda um arquivo que nos convoca a pensá-lo e usá-lo como disparador de processos criativos. Quais possíveis perguntas nossos arquivos enunciam? Que projetos, obras ou gestos, nossos arquivos estão gestando? O laborátorio se trata de uma investigação do arquivo em suas dimensões pessoal e coletiva, poética e política, pensando-o não apenas como a catalogação de um passado, mas sobretudo como continente grávido de futuros.
Programa 
5 encontros, de 3 horas de duração, uma vez por semana. 
1º encontro: introdução à uma noção ampliada de arquivo, na perspectiva de processos criativos. Apresentações de cada participante e de uma parte de seus arquivos pessoais. 
2ºencontro: Conversa sobre a obra de Agnes Varda, com atenção especial para os filmes Os Catadores e eu e Uma Imagem por Minuto. Aula sobre a relação entre arquivo e poder. Segunda apresentação dos arquivos de cada participante, dessa vez com mais elementos. 
3ºencontro: Conversa sobre cavalgando Nuvens e A Revolução em Pixels de Rabih Mroué e Couple in a Cage de Guillermo Goméz-Peña e Coco Fusco. Como ativar nosso arquivo? Dispositivos e performatividades. 
4º encontro: Laboratorio de criação: ativações dos arquivos 1 
5º encontro: Laboratorio de criação: ativações dos arquivos 2
_______________________________________________
Datas: segundas-feiras de 20 de maio à 17 de junho de 2024
Horário: 19 às 22 h
Formato híbrido: presencial e remoto
Endereço do evento: Rua Purpurina 434 - Sumarezinho, São Paulo/SP
Email de contato: canteiro.artecontemporanea@gmail.com
Inscrições através deste link
Investimento: R$ 450,00 por mês
Inscrições até dia 16 de maio de 2024
André Sztutman é artista interdisciplinar, pós-graduado pela Maestria Interdisciplinar en Teatro y Artes Vivas, pela Universidad Nacional de Colombia, onde teve Bolsa de investigação no tema Eróticas e Políticas dos Modos de Produção das Artes Vivas (2019). Elaborou o laboratório Maquinas de Mundos: Arquivo como Estratégia de Criação. Apresentou no mesmo ano o seminário: Arquivo como Estratégia de Criação, representando a Experimenta/SUR (Colômbia) no festival Complexo Sul em diálogo com o Instituto Goethe. Entre suas exposições mais importantes se destacam a VI Mostra de Artes Vivas, no Museo de Arte da Universidad Nacional de Colombia (2019); André Sztutman: Pinturas, Galeria Warm São Paulo (2016); Nova Arte Nova, CCBB (2009); Prêmio Energias da Arte, Thomie Othake (2010), entre outras. Colabora em projetos sonoros como Teto Preto e Epicac Tropical Banda e trabalha com educação desde 2011, tendo realizado inúmeros grupos de estudos independentes e acompanhamentos de projetos e investigações artísticas.
Back to Top