Durante o mês de março de 2024 o Canteiro recebeu em sua residência a artista carioca Liane Roditi.
Liane bailarina e artista visual, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formou-se em Dança pela Faculdade da Cidade, estudou na Escola de Belas Artes da UFRJ, e frequentou diversos cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Partindo da observação do corpo, do movimento e da transformação, sua pesquisa levanta questionamentos sobre a visão da sociedade patriarcal, a objetificação, o silenciamento e o apagamento da mulher, além de explorar o papel do corpo nesse contexto. Se utilizando de uma variedade de linguagens incluindo vídeo performance, fotoperformance, fotografia, pintura, escultura e instalações, a estética barroca exerce uma influência marcante em suas obras, manifestando-se através da dramatização e do jogo entre luz e sombra. Sua experiência de vida e sua busca pela cura permeiam seus processos artísticos. Explorando dualidades e procurando abordar temas delicados de maneira não agressiva, seu trabalho prefere intrigar, provocar um certo desconforto e despertar curiosidade no espectador.
Participou de diversas exposições coletivas e residências artísticas, dentre elas: Corpo: Entre Suporte, Gesto e Dispositivo, Fonte, São Paulo, 2024; Afetos Insurgentes: Corpos em Conexão, Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro, 2023; Terra Afefé, Ibicoara, 2023; Kaaysá Art Residency e Potência Ativa, São Sebastião, 2022.