Laboratório mediado pelos artistas Ivan Padovani e Guta Galli, que propõe abordar estratégias de articulação coletiva e criação de ambientes autônomos de produção e circulação de arte contemporânea.
O programa acontece com base no acompanhamento da produção dos participantes, discussão de textos e compartilhamento de referências de artistas contemporâneos, jogando luz sempre de forma crítica às correntes de pensamento sobre arte/ativismo, política, circuitos de arte e estratégias de ação.
Mutualismo é o termo disparador proposto para esta edição, abrindo caminhos de explorações às suas mais diversas conotações, como por exemplo as ideias de rede, identidade, pertencimento, comunidade, e como estas dinâmicas revertem-se em posturas efetivas por parte dos produtores de arte.
O laboratório tem como objetivo final um desdobramento prático, a ser ativado no espaço físico do Canteiro ao longo de duas semanas, a partir da materialização de obras de arte, performances, ações coletivas, intervenções ou textos, de acordo com os interesses dos participantes e do grupo. 
As inscrições estão abertas para artistas e curadores, sem restrição temática e de suporte, que tenham interesse em promover pesquisa, produção e circulação de sua produção.
Duração: de 4 de março à 24 de junho
Segundas-feiras das 19 às 21:30 h
Endereço: Rua Purpurina, 434 - Sumarezinho
Formato Híbrido (presencial e remoto)
Investimento: R$ 560,00/mês
Programa de bolsas  - 1 bolsa 100% e 1 bolsa 50%
Desconto de 20% para estudantes
Inscrições através do link : https://forms.gle/JVJ6eD9zf49HRjjo9
Guta Galli é uma artista interdisciplinar de São Paulo que trabalha com performance, vídeo, desenhos, fotografia e cinema. Tendo o corpo como eixo de seu trabalho, Guta trata das interseções entre gênero, violência e o impacto do neoliberalismo patriarcal nos corpos contemporâneos, sempre com uma perspectiva feminista.
A artista tem pós-graduação em Fotografia (FAAP - SP) e mestrado em Arte Contemporânea (SFAI-EUA). Realizou exposições individuais em Rotterdam, São Francisco, Califórnia, e São Paulo e também participou de exposições e feiras de arte em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Santiago, Roma (Bienal), Londres, Chicago, Los Angeles e outras cidades nos EUA, onde viveu por quase 6 anos e realizou apresentações solo ou em grupo em várias galerias e museus; como SFMOMA, Museu Judaico Contemporâneo, Museu De Young, BAMPFA e Museu de Arte de Berkeley.
Guta deu aulas de fotografia na Escola Panamericana de Artes e de Novos Gêneros da Arte Contemporâna na SFAI (San Francisco Art Institute). Além disso, foi membro por dois anos da galeria Root Division em São Francisco, uma instituição inovadora focada no crescimento de artistas e arte-educadores, formada e gerida por artistas independentes. Sua participação na Root Division destaca seu compromisso com a educação artística e o desenvolvimento comunitário através da arte.
Artista visual, professor e gestor cultural, Ivan Padovani é formado em Administração pela FAAP e Pós Graduado em Fotografia pela mesma instituição. 
Seu trabalho integrou exposições como Time, Space Existence, que fez parte da 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza,  Antilogias: o Fotográfico na Pinacoteca de São Paulo, Experimentando Le Corbusier no Museu da Casa Brasileira, Bienal de Arquitetura de São Paulo 2017 na Biblioteca Mario de Andrade, Territórios Imaginários na Casa América no Festival PhotoEspaña em Madrid, História da Representação no Museu do Estado do Pará, Photo- Paged no Centro de Fotografia de Genebra, Library of Love no Museu de Arte Contemporânea de Cincinnati em Ohio/EUA entre outras.     
Como gestor cultural esteve à frente do VÃO, Espaço Independente Arte entre os anos de 2017 e 2020. Foi co-fundador e coordenador do F+, núcleo de formação em artes visuais da Fauna Galeria. Atualmente é gestor do Canteiro, Campo de Produção em Artes Contemporânea.     
Paralelo à sua atuação como artista visual, Ivan é professor na Escola Panamericana de Arte e também realiza ações formativas por meio de grupos de estudos, cursos e workshops em festivais, instituições culturais como Instituto Moreira Salles, SESC, Festival Imaginária e Museu de Arte Moderna de São Paulo.
www.ivanpadovani.com​​​​​​​
Back to Top