Ivan Padovani nasceu em 1978 em São Paulo/Brasil, cidade onde reside e trabalha. É formado em Administração pela FAAP e Pós Graduado em Fotografia pela mesma instituição.
A partir de um olhar sobre a cidade e a arquitetura, Ivan recorre ao uso de fotografias, vídeos, instalações e apropriações de objeto para criar metáforas sobre a condição humana na contemporâneadade, seja em seu contexto coletivo ou em sua dimensão psicológica mais íntima.
Seu trabalho integrou exposições como Time, Space Existence, que fez parte da programação da 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca de São Paulo, Experimentando Le Corbusier no Museu da Casa Brasileira, Bienal de Arquitetura de São Paulo 2017 na Biblioteca Mario de Andrade, Territórios Imaginários na Casa América no Festival PhotoEspaña em Madrid, Realizadades da Imagem, Library of Love no Museu de Arte Contemporânea de Cincinnati em Ohio/EUA entre outras.
Paralelo à sua atuação como artista visual, Ivan também é professor na Escola Panamericana de Arte. Também realiza ações formativas em artes visuais por meio de grupos de estudos, cursos e workshops em instituições culturais e de ensino como Valongo – Festival Internacional de Imagem, Instituto Moreira Salles, SESC e Festival Imaginária.
Entre os anos de 2017 e 2020 esteve à frente da gestão do VÃO, espaço independente arte. Hoje coordena o Canteiro, espaço autônomo de produção e circulação de arte contemporânea na cidade de São Paulo.