
ITINERÁRIO DE POESIA
Dia 06 de setembro
Horário: das 10h00 às 16h30
Local: Canteiro, Rua Purpurina, 434.
O PROJETO: o que é o Itinerário de Poesia?
O Itinerário de Poesia é uma imersão, em diálogo com a escrita, a música e a memória, em que os participantes são convidados a explorarem a poesia como forma de estar no mundo. Manuel Bandeira, nossa inspiração, acreditava que a poesia está em tudo, desde os amores até os chinelos, nas coisas lógicas e nas disparatadas.
Dia 06 de setembro
Horário: das 10h00 às 16h30
Local: Canteiro, Rua Purpurina, 434.
O PROJETO: o que é o Itinerário de Poesia?
O Itinerário de Poesia é uma imersão, em diálogo com a escrita, a música e a memória, em que os participantes são convidados a explorarem a poesia como forma de estar no mundo. Manuel Bandeira, nossa inspiração, acreditava que a poesia está em tudo, desde os amores até os chinelos, nas coisas lógicas e nas disparatadas.
Inicialmente uma viagem literária, que percorreu Caraíva (BA) e Ilhabela (SP), entre 2023 e 2024, agora o projeto se expande para outras edições condensadas, o "Itinerário Pocket".
Idealizado e conduzido pelas poetas Ana Marta Cattani e Tatiana Eskenazi, e com participação da convidada especial, a jornalista especializada em música e radialista Patricia Palumbo.
ITINERÁRIO "POCKET”: uma pílula poética
O “Itinerário Pocket” é uma experiência condensada que desta vez acontece no espaço Canteiro, gerido pelo artista Ivan Padovani, na Vila Madalena, onde ainda permanece intacto o estúdio da gravadora independente YB Music. O local, que já foi um dos pontos mais pulsantes da cena musical paulistana, palco de encontros e produções de nomes como Tulipa Ruiz, Romulo Fróes e Luedji Luna, mantém até hoje a atmosfera inspiradora onde música boa e boas ideias se encontravam sem pressa.
Neste formato de pílula poética, as pessoas experimentam um respiro em suas rotinas atribuladas, se conectam com a poesia e ampliam o repertório de leitura. É uma oportunidade de renovar o olhar para o lugar, para as pessoas e paisagens já conhecidas, independentemente de um deslocamento geográfico. A "viagem à Pasárgada" é estimulada por meio de um movimento de mão dupla, interno-externo: o olhar para dentro e para fora, que retoma a percepção poética.
ATIVIDADES
Trabalhamos com leveza e sem correria: leitura de poemas em rodas de conversa, exercícios de escrita criativa conjugados com atividades manuais como colagem, uso de máquina de escrever, aproximando os participantes do gesto físico da escrita; workshop sobre canção e poesia, dicas literárias e musicais, bibliografia especial. Ademais, haverá uma pausa para o almoço, para recarregar as energias, além de uma confraternização final, em um ambiente de trocas e imersão.
O Itinerário se destina a todos que têm interesse em poesia, música, fotografia, artes visuais, história e cultura. Não é necessário ter experiência prévia com escrita, basta gostar de poesia.
Mini-bios das condutoras
Ana Marta Cattani (São Paulo, SP) é poeta, advogada e mestre em Direito Civil pela USP. Pós-graduada pela Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz, SP. Publicou seu primeiro livro de poemas, Tutano, pela Laranja Original (2023). Integra a coletânea Prêmio Off Flip de Literatura (Selo Off Flip, 2020) e as antologias Corpo de Terra (Quelônio, 2021) e 9º FPL – Festival de Poesia de Lisboa (2024). É uma das fundadoras da "A Capivara Instituto Cultural", onde atua como diretora. Atualmente no prelo, seu segundo livro de poemas, “O Dia Mais Feliz da Minha Vida" (Urutau), será lançado na FLIP- Festa Literária Internacional de Paraty 2025.
Tatiana Eskenazi (São Paulo, SP) é poeta, fotógrafa e administradora. Pós-graduada pelo curso Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz, SP. Publicou os livros de poemas "Seu retrato sem você" (Quelônio, 2018) e "Na carcaça da cigarra" (Laranja Original, 2021). Multiartista e pesquisadora, trabalha outras formas de expressão poética além da palavra, por meio do projeto de não-retratos "Seu retrato sem você" (@seuretratosemvoce), uma investigação sobre a ausência. É associada fundadora d'A Capivara Instituto Cultural.
Nossa convidada especial:
Patricia Palumbo (São Sebastião, SP) é jornalista, radialista e pesquisadora, com mais de 40 anos de carreira. Caiçara, mãe e marinheira, foi premiada 4 vezes por seu trabalho em rádio pela APCA, e melhor radialista pelo WME (Women's Music Event) em 2018. Homenageada no Prêmio Profissionais da Música em 2021, Patricia apresenta o programa Vozes do Brasil desde 1998 e o Instrumental Sesc Brasil há mais de 20 anos. Também é autora de 3 livros, o mais recente publicado pelas Edições Sesc, Vozes do Brasil – Entrevistas Reunidas, com 33 artistas da música brasileira. Em 2020, criou o podcast Peixe Voador, um diário intimista cheio de literatura e poesia.