
GRUPO DE ESTUDOS EM PERFORMANCE
Com Fabiana Faleiros e Giovanna Langone
Com Fabiana Faleiros e Giovanna Langone
O grupo de estudos tem como objetivo trabalhar a relação da performance com o corpo, o tempo e a
presença a partir de perspectivas históricas, práticas e teóricas. Os dispositivos que expandem a
performance como a instalação, vídeo, objetos, sonoridades, serão investigados levando em conta os
projetos que as pessoas participantes estão desenvolvendo ou desejam criar. O campo do registro e
do mercado também serão trabalhados e, ao final do processo, será realizado uma exposição com as
obras criadas.
presença a partir de perspectivas históricas, práticas e teóricas. Os dispositivos que expandem a
performance como a instalação, vídeo, objetos, sonoridades, serão investigados levando em conta os
projetos que as pessoas participantes estão desenvolvendo ou desejam criar. O campo do registro e
do mercado também serão trabalhados e, ao final do processo, será realizado uma exposição com as
obras criadas.
Programa:
encontro 1
Presença e ritualIntrodução ao programa do curso.; breve histórico e desenvolvimento da linguagem
da performance; relação entre performer, público e discussão sobre questões atuais; espaço;
apresentação das pessoas participantes
encontro 2
Elementos da performance
Som, tempo, espaço, presença, partitura; som, silêncio e tempo de apresentação e
relação com o espaço e o público; partitura da ação: o que é resultado da reação do outro
e o que é previamente pensado: interações inesperadas e resultados imprevistos.
Exercício 1. Apresentação de 3 participantes
encontro 3
Partitura e improvisação
Partituras de ação e exercícios de improvisação; afinação da proposição com o momento.
Exercício 2. Apresentação de 3 participantes
encontro 4
Além do corpo
Relação com objetos e espaço; discussão de referências; dinâmicas da presença.
Exercício 3. Apresentação de 3 participantes
encontro 5
registro e mercado
Foto e videoperformance: a performance como registro ou registro como performance?; o
registro da ação e sua relação com o mercado da arte; obras que derivam da
performance: objetos que são ao mesmo tempo cenário e obra de arte
Exercício 4. Apresentação de 3 participantes
encontro 6
Desenvolvimento de projetos
Discussão de referências, pesquisa e acompanhamento dos projetos.
Exercício 5. Apresentação de 3 participantes
encontros 7 e 8
Desenvolvimento de projetos
Produção de uma performance, com aprofundamento das ideias pensadas no encontro
anterior. discussão de referências, relação entre conceito e execução.
encontros 9 e 10
Desenvolvimento de projetos
Continuação do desenvolvimento das performances, com retorno coletivo e ajustes
conceituais.
encontro 11
Ensaios e ajustes
Ensaios e ajustes técnicos, discussões em grupo
encontro 12
Simulação da apresentação final, com ajustes finais de execução, planejamento do
registro das performances e discussão sobre formas de documentação.
encontro 13
Montagem
Presença e ritualIntrodução ao programa do curso.; breve histórico e desenvolvimento da linguagem
da performance; relação entre performer, público e discussão sobre questões atuais; espaço;
apresentação das pessoas participantes
encontro 2
Elementos da performance
Som, tempo, espaço, presença, partitura; som, silêncio e tempo de apresentação e
relação com o espaço e o público; partitura da ação: o que é resultado da reação do outro
e o que é previamente pensado: interações inesperadas e resultados imprevistos.
Exercício 1. Apresentação de 3 participantes
encontro 3
Partitura e improvisação
Partituras de ação e exercícios de improvisação; afinação da proposição com o momento.
Exercício 2. Apresentação de 3 participantes
encontro 4
Além do corpo
Relação com objetos e espaço; discussão de referências; dinâmicas da presença.
Exercício 3. Apresentação de 3 participantes
encontro 5
registro e mercado
Foto e videoperformance: a performance como registro ou registro como performance?; o
registro da ação e sua relação com o mercado da arte; obras que derivam da
performance: objetos que são ao mesmo tempo cenário e obra de arte
Exercício 4. Apresentação de 3 participantes
encontro 6
Desenvolvimento de projetos
Discussão de referências, pesquisa e acompanhamento dos projetos.
Exercício 5. Apresentação de 3 participantes
encontros 7 e 8
Desenvolvimento de projetos
Produção de uma performance, com aprofundamento das ideias pensadas no encontro
anterior. discussão de referências, relação entre conceito e execução.
encontros 9 e 10
Desenvolvimento de projetos
Continuação do desenvolvimento das performances, com retorno coletivo e ajustes
conceituais.
encontro 11
Ensaios e ajustes
Ensaios e ajustes técnicos, discussões em grupo
encontro 12
Simulação da apresentação final, com ajustes finais de execução, planejamento do
registro das performances e discussão sobre formas de documentação.
encontro 13
Montagem
Dias da semana: quartas-feiras
Horário: 19 às 21:30 h
Carga horária total: 35h
Início: 20 de agosto
Término: 12 de novembro
Exposição de Encerramento: 15 e 16 de novembro
À quem se destina: artistas, pesquisadores, performers e a quem mais possa interessar
Processo de seleção : Através do envio de portfólio
Valor: 4 x R$ 525,00
Inscrição até dia: 01 de agosto
Forma de pagamento: PIX / Boleto
Programa de bolsas: 2 bolsas integrais para pessoas não brancas, LGBTQIAPN+ ou PCD
Capacidade de participantes: 20
Horário: 19 às 21:30 h
Carga horária total: 35h
Início: 20 de agosto
Término: 12 de novembro
Exposição de Encerramento: 15 e 16 de novembro
À quem se destina: artistas, pesquisadores, performers e a quem mais possa interessar
Processo de seleção : Através do envio de portfólio
Valor: 4 x R$ 525,00
Inscrição até dia: 01 de agosto
Forma de pagamento: PIX / Boleto
Programa de bolsas: 2 bolsas integrais para pessoas não brancas, LGBTQIAPN+ ou PCD
Capacidade de participantes: 20
Fabiana Faleiros (Pelotas, 1980), também conhecida como Lady Incentivo,
é artista, professora e doutora em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ,
com bolsa FAPERJ Nota 10. Entre seus projetos recentes, destaca-se a
performance Há boca virada pra terra, apresentada em 2024 no Festival 100
anos de Surrealismo, na Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo); em 2023,
na Galeria Collega (Copenhague, Dinamarca), na Verbo – Galeria Vermelho
(São Paulo) e na Pinacoteca do Ceará (Fortaleza); e em 2022, no Performa
Paço, no Paço das Artes (São Paulo). Em 2023, participou da exposição
Dissident Practices, na Anya and Andrew Shiva Gallery, em Nova York, entre
outras. Em 2020, criou o grupo de estudos Minha tese começa assim,
derivado de sua pesquisa em torno da escrita performativa, já realizado no
é artista, professora e doutora em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ,
com bolsa FAPERJ Nota 10. Entre seus projetos recentes, destaca-se a
performance Há boca virada pra terra, apresentada em 2024 no Festival 100
anos de Surrealismo, na Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo); em 2023,
na Galeria Collega (Copenhague, Dinamarca), na Verbo – Galeria Vermelho
(São Paulo) e na Pinacoteca do Ceará (Fortaleza); e em 2022, no Performa
Paço, no Paço das Artes (São Paulo). Em 2023, participou da exposição
Dissident Practices, na Anya and Andrew Shiva Gallery, em Nova York, entre
outras. Em 2020, criou o grupo de estudos Minha tese começa assim,
derivado de sua pesquisa em torno da escrita performativa, já realizado no
SESC Centro de Formação e Pesquisa, na Escola Itaú Cultural, entre outros
espaços. Em 2019, foi professora convidada da Escuela Incierta, residência
artística Lugar a Dudas, em Cali, Colômbia. Em 2018, integrou a 10a Bienal
de Berlim com a performance e instalação Mastur Bar, iniciada como
exposição individual na Solo Shows Gallery, em São Paulo, em 2015. É
autora do livro O pulso que cai e as tecnologias do toque (São Paulo, 2016),
vencedor do Prêmio PROAC Livro de Artista.
espaços. Em 2019, foi professora convidada da Escuela Incierta, residência
artística Lugar a Dudas, em Cali, Colômbia. Em 2018, integrou a 10a Bienal
de Berlim com a performance e instalação Mastur Bar, iniciada como
exposição individual na Solo Shows Gallery, em São Paulo, em 2015. É
autora do livro O pulso que cai e as tecnologias do toque (São Paulo, 2016),
vencedor do Prêmio PROAC Livro de Artista.

Giovanna Langone é performer, artista visual e designer. Cursou Jornalismo
na Universidade Federal Fluminense e atualmente faz graduação em Arte:
História, Crítica e Curadoria na PUC-SP. Trabalhou durante seis anos como
assistente da artista Lenora de Barros e hoje atua como sua studio manager.
Sua prática transita entre a performance, a palavra e a imagem, explorando a
materialidade do registro e a relação entre corpo, espaço e linguagem. Em
sua trajetória, criou e participou de projetos editoriais e artísticos,
principalmente na área de performance, vídeo e foto.
na Universidade Federal Fluminense e atualmente faz graduação em Arte:
História, Crítica e Curadoria na PUC-SP. Trabalhou durante seis anos como
assistente da artista Lenora de Barros e hoje atua como sua studio manager.
Sua prática transita entre a performance, a palavra e a imagem, explorando a
materialidade do registro e a relação entre corpo, espaço e linguagem. Em
sua trajetória, criou e participou de projetos editoriais e artísticos,
principalmente na área de performance, vídeo e foto.
