O Canteiro convida artistas com interesse em desenvolver uma nova investigação sobre si e sobre a
arte neste século. Que desejam explorar o processo artístico como caminho interno, não apenas
como expressão estética. É voltado a quem busca novas rotas, novas linguagens e uma compreensão mais profunda da criação como experiência viva de transformação.
Destina-se a artistas em transição, em crise, reinvenção, ou quem se identificou com esta proposta.
arte neste século. Que desejam explorar o processo artístico como caminho interno, não apenas
como expressão estética. É voltado a quem busca novas rotas, novas linguagens e uma compreensão mais profunda da criação como experiência viva de transformação.
Destina-se a artistas em transição, em crise, reinvenção, ou quem se identificou com esta proposta.
Neste curso, vamos inverter o vetor criativo: em vez de olhar para fora, voltamos o olhar para
dentro do artista. A prática artística deixa de ser expressão e se torna transmutação, um caminho alquímico em que o chumbo da experiência humana se refina até o ouro da consciência criadora.
dentro do artista. A prática artística deixa de ser expressão e se torna transmutação, um caminho alquímico em que o chumbo da experiência humana se refina até o ouro da consciência criadora.
Inspirado no tratado alquímico Splendor Solis, o percurso do curso segue as três grandes etapas para a realização da Grande Obra Alquímica. Nigredo (a obra em negro), Albedo (a obra em branco) e Rubedo (a obra em vermelho). Cada uma delas corresponde a um movimento interno do artista físico, emocional e energético,
revelando como o ato criativo é, antes de tudo, um processo de integração e expansão do ser. E neste olhar o artista é a Grande Obra-prima.
revelando como o ato criativo é, antes de tudo, um processo de integração e expansão do ser. E neste olhar o artista é a Grande Obra-prima.
Aula 1- Introdução: O artista como laboratório
• O novo paradigma de realidade: do objeto ao ser.
• O século 21 como era imagética e imaterial.
• A inversão do olhar criativo
• O novo paradigma de realidade: do objeto ao ser.
• O século 21 como era imagética e imaterial.
• A inversão do olhar criativo
Aula 2 - Nigredo: o corpo físico e a matéria oculta
• A obra em negro: dissolução, decomposição e verdade.
• O corpo como território simbólico e alquímico.
• Exercícios.
• Reconhecer o peso e transformá-lo em potência.
• A obra em negro: dissolução, decomposição e verdade.
• O corpo como território simbólico e alquímico.
• Exercícios.
• Reconhecer o peso e transformá-lo em potência.
Aula 3 - Albedo: o corpo emocional e o clarão da consciência
• A obra em branco: purificação, limpeza e clareza.
• A emoção como pigmento do processo criativo.
• Como o artista lida com o vazio, o silêncio e o tempo entre obras.
• Exercícios
• A obra em branco: purificação, limpeza e clareza.
• A emoção como pigmento do processo criativo.
• Como o artista lida com o vazio, o silêncio e o tempo entre obras.
• Exercícios
Aula 4 - Rubedo: o corpo energético e a emergência da intuição
• A obra em vermelho: integração e manifestação.
• O fogo interno como canal criativo - Chi, prana, força vital.
• Práticas
• O artista como canal de presença no mundo.
• A obra em vermelho: integração e manifestação.
• O fogo interno como canal criativo - Chi, prana, força vital.
• Práticas
• O artista como canal de presença no mundo.
Como participar
Interessades devem se inscrever pelo link do formulário.
Formato presencial
Início: 21 de janeiro
Término: 11 de fevereiro
Horário: 14 às 17 h
Carga horária total: 12 h
À quem se destina: artistas em transição, em crise, reinvenção, ou quem se identificou com esta proposta.
Valor: R$ 550,00
Inscrição até dia 12 de janeiro
Capacidade de participantes: 15
Formato presencial
Início: 21 de janeiro
Término: 11 de fevereiro
Horário: 14 às 17 h
Carga horária total: 12 h
À quem se destina: artistas em transição, em crise, reinvenção, ou quem se identificou com esta proposta.
Valor: R$ 550,00
Inscrição até dia 12 de janeiro
Capacidade de participantes: 15
Camilla D’Anunziata é artista visual e investiga as intersecções entre arte, consciência e
transformação pessoal há mais de duas décadas. Sua obra e ensino propõem a arte como campo de
expansão perceptiva e tecnologia espiritual para o século XXI. Sua pesquisa transita por campos como metafísica, arquétipos, mitologia, alquimia, hermetismo, psicologia, filosofia, física quântica e práticas de expansão da consciência.
Sua trajetória tem início no final dos anos 1990 no universo da moda e, ao longo das décadas
seguintes, expandiu-se para a curadoria, o ensino, mentoria para artistas e projetos independentes
em arte e design.
Em 2013, fundou a RED Studios, uma residência artística dedicada à experimentação entre arte,
design e espiritualidade. Após esse período, mergulhou em tradições iniciáticas e escolas de mistério como a Gnose e a Ordem Rosacruz, além de ter se formado e atuado como terapeuta energética (Radiestesia,
Deeksha, Apometria e ThetaHealing.)
transformação pessoal há mais de duas décadas. Sua obra e ensino propõem a arte como campo de
expansão perceptiva e tecnologia espiritual para o século XXI. Sua pesquisa transita por campos como metafísica, arquétipos, mitologia, alquimia, hermetismo, psicologia, filosofia, física quântica e práticas de expansão da consciência.
Sua trajetória tem início no final dos anos 1990 no universo da moda e, ao longo das décadas
seguintes, expandiu-se para a curadoria, o ensino, mentoria para artistas e projetos independentes
em arte e design.
Em 2013, fundou a RED Studios, uma residência artística dedicada à experimentação entre arte,
design e espiritualidade. Após esse período, mergulhou em tradições iniciáticas e escolas de mistério como a Gnose e a Ordem Rosacruz, além de ter se formado e atuado como terapeuta energética (Radiestesia,
Deeksha, Apometria e ThetaHealing.)