
Carlos Maciá, 1 galão, 2025
Intervenção específica pensada para o espaço RAMPA do Canteiro. A peça tem três irmãs que são apresentadas simultaneamente nos espaços Ateliê Fidalga, Fonte e Hermes Artes Visuais. Todas elas fazem parte do projeto coletivo AQUI ALLÍ AQUI LÁ, organizado pela Consultoria Cultural Interfaz (Javier Martín-Jiménez e Sören Meschede).
Intervenção específica pensada para o espaço RAMPA do Canteiro. A peça tem três irmãs que são apresentadas simultaneamente nos espaços Ateliê Fidalga, Fonte e Hermes Artes Visuais. Todas elas fazem parte do projeto coletivo AQUI ALLÍ AQUI LÁ, organizado pela Consultoria Cultural Interfaz (Javier Martín-Jiménez e Sören Meschede).
As intervenções nascem de várias experiências que tento resumir. Começo pela minha primeira visita à cidade, há dez anos, e a descoberta da pichação, manifestação que continua a me comover devido ao meu interesse pela alteração do espaço arquitetônico e urbano. Desde então, realizei um conjunto de peças denominadas Pixo que, embora tenham um caráter mais geométrico, são herdeiras daquela manifestação. Essa dinâmica geométrica se consolidou em um conjunto de obras de caráter escultórico denominadas AL, no qual sigo trabalhando.
A segunda experiência são as caminhadas que tenho feito pela cidade, que já somam mais de 250 quilômetros em apenas 20 dias. Caminhar é, sem dúvida, uma atitude e uma forma de estar em um lugar, muito diferente daquela que assumo ao estar em minha casa em Madri. As horas caminhando fazem com que eu repare de forma intensa nas formas e texturas da cidade.
Para mencionar algumas descobertas fortuitas, encontrei a fachada do Centro de Inovação da Universidade de São Paulo – INOVA USP, dos arquitetos paulistanos Onze Arquitetura, uma composição de uma fôrma projetada por Carla Chaim para o MASP e que está presente em seu ateliê ou, algo menos evidente, como os Mapas Mentais de Ana Amorim no Museu de Arte Contemporânea da USP.
O título da peça faz referência a uma ação realizada durante a madrugada, dias antes da inauguração do projeto, na qual percorro a pé o trajeto entre os quatro espaços expositivos derramando tinta. Trata-se de uma homenagem à obra The Leak (São Paulo) de Francis Alÿs, realizada pelo artista exatamente trinta anos atrás nesta mesma cidade. A ação, intencionalmente não registrada — esteja presente ou não —, funciona também como sinalização, conjugando-se com o próprio design gráfico do projeto.
Atividade subvencionada pelo Ministério da Cultura, Ajuda para a ação e promoção cultural.
Projeto realizado com o apoio do programa de ajuda à criação e mobilidade da Prefeitura de Madri.
Com a colaboração do Centro Cultural Las Cigarreras de Alicante.
Projeto beneficiário do Programa para a Internacionalização da Cultura Espanhola (PICE) da Acción Cultural Española (AC/E).
Projeto realizado com o apoio do programa de ajuda à criação e mobilidade da Prefeitura de Madri.
Com a colaboração do Centro Cultural Las Cigarreras de Alicante.
Projeto beneficiário do Programa para a Internacionalização da Cultura Espanhola (PICE) da Acción Cultural Española (AC/E).