ÁGUA VIVA CLARICE UM ATO POÉTICO – por NATALIA BARROS
O Instituto Capivara Cultural e o espaço Canteiro – Campo de Produção em Arte Contemporânea convidam para o espetáculo ÁGUA VIVA CLARICE: um ato poético.
Trata-se de uma cena íntima para voz e instrumento, adaptação original do livro Água Viva, escrito por Clarice Lispector em 1973. Em cena, a atriz, escritora e cantora Natalia Barros encarna a sua versão de Clarice.
A trilha sonora foi composta especialmente para o projeto por Antonio Saraiva, que também divide o palco com Natalia, criando ao vivo uma atmosfera sonora em diálogo sensível com a atriz.
Um monólogo ficcional, uma escrita como um relato íntimo que projeta — em flashes, como num caleidoscópio — diversos estados de espírito. A autora-atriz reflete sobre o tempo, a vida e a morte, os sonhos, as flores, as variações da alma, a coragem, o medo e o gesto criativo.
A apresentação é um poemacto: jorro contínuo, em ato único, que traz à tona afetos e abre possibilidades de criação poética e política de si.
Não por acaso, a parceria Capivara-Canteiro promove esse projeto: o Instituto Capivara é uma associação sem fins lucrativos dedicada à difusão da literatura, da poesia, do conhecimento científico e do pensamento contemporâneo. O Canteiro, espaço gerido pelo artista Ivan Padovani, onde ainda resiste o estúdio da gravadora independente YB Music, hoje se dedica à produção e circulação de arte contemporânea. O local já foi um dos epicentros da cena musical paulistana — e mantém até hoje sua atmosfera inspiradora, onde arte, literatura, música e boas ideias se encontram sem pressa.
Após cada apresentação, um plus: bate-papo aberto ao público, com convidadas especialíssimas:
Dia 17 (sábado): EDITH DERDYK – artista, educadora e escritora.
Coordenadora da pós-graduação Caminhada como Método, na A Casa Tombada.
Dia 18 (domingo): REGINA FAVRE – psicoterapeuta, educadora e
pesquisadora independente do corpo subjetivo.

Dias:16 e 17 de agosto.
Sábado, dia 16, às 20H 
Domingo, dia 17, às 18H 
Local:  Espaço Canteiro, Rua Purpurina, 434, Vila Madalena, São Paulo.
Lotação: 30 lugares
Duração: 90 minutos + BATE-PAPO.

Ficha Técnica:
Atuação e dramaturgia: Natalia Barros
Música: Antonio Saraiva
Provocação: Claudia Schapira
Figurino: CAS
Videomaker: Marcio Vasconcelos
Produção: Canteiro 
Correalização: A Capivara Instituto Cultural e Canteiro
Back to Top