Acapulco, 75min, 2024 
Acapulco é resultado de um trabalho coletivo que Bruno Moreschi e Pedro Gallego iniciaram há cerca de 4 anos com imagens que treinam a chamada visão computacional, envolvendo também trabalhadories remotes que tagueiam imagens para IA, especialistas de tecnologia e pesquisadories das artes e das humanidades digitais. 
Empregando metodologias enraizadas na pedagogia crítica, o filme parte de uma série de trocas e experiências onde especialistas receberam por correio cartões postais impressos com 3 imagens usadas para treinar IA, enquanto trabalhadories remotes que marcam e descrevem essas imagens participaram de diversas sessões experimentais de leitura e conversas. Assim, tais condições de trabalho que apresentam grandes disparidades entre si são aproximadas e invertidas em torno de bancos de imagens em larga escala.
O resultado é uma odisséia visual que convida à especulação sobre novas abordagens para a compreensão de imagens, defendendo uma mudança de paradigma nos métodos de treinamento das máquinas em direção a perspectivas mais matizadas e centradas no ser humano.
FICHA TÉCNICA / SINOPSE
Acapulco, 75min, 2024 
Direção: Pedro Gallego e Bruno Moreschi
Roteiro: Bruno Moreschi e Caroline Carrion
Produção Executiva: Bruno Moreschi
Montagem e Edição de Som: Pedro Gallego
Trilha Sonora Original: Carla Boregas
Projeto Gráfico: Guilherme Falcão
Mixagem: David Menezes
Tradução: Mariana Mendes
Envio de postais: Pablo Figueiroa
Serviço:
Data: 11.09.2024
Horário
19 h - abertura das portas
20 h - exibição (pontualmente)
Buscando preservar o caráter da apresentação, as portas serão fechadas às 20 h, não sendo permitida a entrada após este horário.
Evento gratuito
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Acapulco (75 min, 2024)
Acapulco is the result of a collective project initiated by Bruno Moreschi and Pedro Gallego nearly four years ago, focusing on the images used to train computer vision systems. The project also involves remote workers who tag images for AI, technology experts, and researchers in arts and digital humanities. Using methodologies rooted in critical pedagogy, the film unfolds through a series of exchanges and experiences: experts received printed postcards in the mail, each featuring three AI training images, while remote workers—responsible for labeling and describing these images—participated in experimental reading sessions and discussions. This approach brings together and reverses the vastly different working conditions surrounding large-scale image datasets. The result is a visual odyssey that invites speculation on new approaches to image interpretation, advocating for a paradigm shift in AI training methods—one that embraces nuanced, human-centered perspectives.
Bruno Moreschi é pesquisador e artista visual. Doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com passagem pela Uniarts Helsinki. De 2023 a início de 2024, foi bolsista conduzindo pesquisas no Collegium Helveticum, Instituto conjunto de Estudos Avançados da ETH Zurich, Universidade de Zurique e ZHdK. Em abril de 2024, iniciou pesquisas no LIAS – The Leuphana University Institute for Advanced Studies. Em ambos os projetos de pesquisa, Moreschi estuda formas mais radicais de uso de imagens para o aprendizado de máquina, especialmente vindas da prática da pedagogia crítica. Seus projetos são reconhecidos por bolsas, exposições e instituições como ZKM, Van Abbemuseum, 33ª Bienal de São Paulo, Prêmio Rumos, Funarte, Fapesp, Capes, Universidade de Cambridge e Bauhaus Fellowship.
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Bruno Moreschi is a researcher and visual artist. He holds a PhD in Arts from the State University of Campinas (Unicamp), with a research period at Uniarts Helsinki. From 2023 to early 2024, he was a research fellow at Collegium Helveticum, a joint Institute for Advanced Studies of ETH Zurich, the University of Zurich, and ZHdK. In April 2024, he began new research at LIAS – The Leuphana University Institute for Advanced Studies.
Moreschi’s research explores radical approaches to image use in machine learning, particularly through the lens of critical pedagogy. His projects have been recognized through grants, exhibitions, and institutions such as ZKM, Van Abbemuseum, the 33rd São Paulo Biennial, Prêmio Rumos, Funarte, Fapesp, Capes, the University of Cambridge, and Bauhaus Fellowship.

Pedro Gallego é artista visual e editor que trabalha com uma variedade de mídias, unindo crítica e comicidade ao refletir sobre interesses que conduzem a produção e o consumo de audiovisual e entretenimento. O trabalho de Gallego foi destaque em várias exibições e exposições de arte, incluindo o Prêmio EDP no Instituto Tomie Ohtake, que lhe premiou com um programa de residência artística na Residency Unlimited, em Nova York.
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Pedro Gallego is a visual artist and editor who works across various media, blending critique and humor to explore the forces driving the production and consumption of audiovisual content and entertainment. His work has been featured in several art exhibitions and screenings, including the EDP Award at the Tomie Ohtake Institute, which granted him an art residency at Residency Unlimited in New York.
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