Acapulco, 75min, 2024 
Acapulco é resultado de um trabalho coletivo que Bruno Moreschi e Pedro Gallego iniciaram há cerca de 4 anos com imagens que treinam a chamada visão computacional, envolvendo também trabalhadories remotes que tagueiam imagens para IA, especialistas de tecnologia e pesquisadories das artes e das humanidades digitais. 
Empregando metodologias enraizadas na pedagogia crítica, o filme parte de uma série de trocas e experiências onde especialistas receberam por correio cartões postais impressos com 3 imagens usadas para treinar IA, enquanto trabalhadories remotes que marcam e descrevem essas imagens participaram de diversas sessões experimentais de leitura e conversas. Assim, tais condições de trabalho que apresentam grandes disparidades entre si são aproximadas e invertidas em torno de bancos de imagens em larga escala.
O resultado é uma odisséia visual que convida à especulação sobre novas abordagens para a compreensão de imagens, defendendo uma mudança de paradigma nos métodos de treinamento das máquinas em direção a perspectivas mais matizadas e centradas no ser humano.
FICHA TÉCNICA / SINOPSE
Acapulco, 75min, 2024 
Direção: Pedro Gallego e Bruno Moreschi
Roteiro: Bruno Moreschi e Caroline Carrion
Produção Executiva: Bruno Moreschi
Montagem e Edição de Som: Pedro Gallego
Trilha Sonora Original: Carla Boregas
Projeto Gráfico: Guilherme Falcão
Mixagem: David Menezes
Tradução: Mariana Mendes
Envio de postais: Pablo Figueiroa

Serviço:
Data: 11.09.2024
Horário
19 h - abertura das portas
20 h - exibição (pontualmente)
Buscando preservar o caráter da apresentação, as portas serão fechadas às 20 h, não sendo permitida a entrada após este horário.
Evento gratuito
Bruno Moreschi é pesquisador e artista visual. Doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com passagem pela Uniarts Helsinki. De 2023 a início de 2024, foi bolsista conduzindo pesquisas no Collegium Helveticum, Instituto conjunto de Estudos Avançados da ETH Zurich, Universidade de Zurique e ZHdK. Em abril de 2024, iniciou pesquisas no LIAS – The Leuphana University Institute for Advanced Studies. Em ambos os projetos de pesquisa, Moreschi estuda formas mais radicais de uso de imagens para o aprendizado de máquina, especialmente vindas da prática da pedagogia crítica. Seus projetos são reconhecidos por bolsas, exposições e instituições como ZKM, Van Abbemuseum, 33ª Bienal de São Paulo, Prêmio Rumos, Funarte, Fapesp, Capes, Universidade de Cambridge e Bauhaus Fellowship.


Pedro Gallego é artista visual e editor que trabalha com uma variedade de mídias, unindo crítica e comicidade ao refletir sobre interesses que conduzem a produção e o consumo de audiovisual e entretenimento. O trabalho de Gallego foi destaque em várias exibições e exposições de arte, incluindo o Prêmio EDP no Instituto Tomie Ohtake, que lhe premiou com um programa de residência artística na Residency Unlimited, em Nova York.
Back to Top